Cursos CCEV

CURSO DE ESPANHOL – básico, intermediário e avançado

Faça aqui sua matrícula

Escolha uma opção de apoio e clique em “Comprar”

R$ 75,00

Curso de Espanhol como Língua Estrangeira

(E.L.E)

Prof.: Ricardo Escobar

Valor mensal: R$ 75,00

Turmas:

Aos sábados, a partir de 1º de Abril

Turma 1- 9h30 às 11h00

Turma 2 – 11h00 às 12h30 (completa)

Turma 3 – 08h00 às 09h30

A cada 10 pessoas abriremos novas turmas nos seguintes horários:

8h às 9h30m – Sábado.
13h30m às 15h – Sábado.
15h às 16h30m – Sábado.
16h30m às 18h – Sábado.

 Número de alunos por turma: mínimo 5 máximo 10 alunos.

Dúvidas: ccevermelha@gmail.com

Ricardo Escobar, professor e psicanalista. Possui graduação em Letras Português/Inglês e em Psicologia. Atualmente é membro do Laboratório de Cartografia Sintática (LaCasa) no IEL/UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Teológicos e Interculturais (InterTeologias) na USF.

Description

Curso de Espanhol como Língua Estrangeira

(E.L.E)

Prof.: Ricardo Escobar

Valor mensal: R$ 75,00

Turmas:

Aos sábados, a partir de 1º de Abril

Turma 1- 9h30 às 11h00

Turma 2 – 11h00 às 12h30 (completa)

Turma 3 – 08h00 às 09h30

A cada 10 pessoas abriremos novas turmas nos seguintes horários:

8h às 9h30m – Sábado.
13h30m às 15h – Sábado.
15h às 16h30m – Sábado.
16h30m às 18h – Sábado.

 Número de alunos por turma: mínimo 5 máximo 10 alunos.

Dúvidas: ccevermelha@gmail.com

Ricardo Escobar, professor e psicanalista. Possui graduação em Letras Português/Inglês e em Psicologia. Atualmente é membro do Laboratório de Cartografia Sintática (LaCasa) no IEL/UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Teológicos e Interculturais (InterTeologias) na USF.

-=-=-=-=-=-=-=-

1) Introdução:

Se a palavra é o que nos faz humanos, o cultivo da capacidade lexical se converte numa empresa da
máxima transcendência individual e social. Por isso, à medida que uma pessoa enriquece seu
vocabulário, amplia sua possibilidade de entender o mundo e de se ‘apropriar’ dele e de suas
possíveis interpretações, ao mesmo tempo em que reforça o domínio da sua liberdade comunicativa.
A globalização das comunicações, os fluxos migratórios e a mobilidade cada vez maior de pessoas
fazem que hoje ‘desperte’ o interesse pelo estudo do idioma espanhol nos países onde ele não é
língua oficial.

2) Estrutura do curso:
Ementa do Curso:
Trata-se de um curso rápido, porém abrangente. O curso aborda os principais tópicos gramaticais do
espanhol, realizando ao mesmo tempo uma visitação aos países de ‘habla hispana’, através da
diferenciação fonética, da Espanha até a Argentina, começando por ordem alfabética.
O curso está estruturado em seis níveis, segundo os procedimentos do Quadro Europeu Comum de
Referência e do Plano Curricular do Instituto Miguel de Cervantes:

a) A1: Nível básico: O aluno é capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas de uso
muito frequente assim como frases simples destinadas a satisfazer às necessidades de tipo imediato.
O aluno terá a habilidade de se apresentar e apresentar os outros, pedir e dar informação pessoal e
sobre sua residência, seus pertences e pessoas que conhece. Também o aluno poderá se relacionar
de forma elementar sempre que seu interlocutor fale devagar, com clareza e esteja disposto a
cooperar.

b) A2: Nível pré-intermediário: O aluno é capaz de compreender frases e expressões
relacionadas com áreas de experiência que lhe são especialmente relevantes (trabalho, compras,
família, etc.) Neste nível o aluno adquirirá a habilidade linguística de formar frases em termos
simples do passado e já do presente que veem a expressar a realidade ao seu redor, assim como
questões relacionadas às necessidades dele.

c) B1: Nível Intermediário: Neste nível, o estudante é capaz de interagir em uma variedade de
situações e de enfrentar problemas cotidianos, corresponde ao nível intermediário baixo. O aluno
aprende a compreender as ideias principais de debates extensos em espanhol padrão; dar e pedir
opiniões pessoais em um debate formal; tomar a iniciativa, fazer queixas, pedir esclarecimentos; dar
instruções detalhadas de como se faz algo e resumir e responder detalhadamente perguntas.
Por meio das atividades apresentadas nos diferentes âmbitos (pessoal, público, profissional e
educativo), leva-se o estudante a adquirir uma competência comunicativa própria de seu nível (tanto
na língua oral como na língua escrita) para: expressar-se com simplicidade para descrever e narrar
experiências, feitos, histórias e relatos; expressar seus próprios desejos e fazer conjeturas sobre a
realidade que o rodeia; justificar opiniões e propor planos; interagir com falantes nativos em
situações da vida cotidiana; participar de conversas sobre temas correntes de interesse pessoal;
compreender a descrição de acontecimentos, sentimentos e desejos em cartas pessoais; compreender
a idea principal de programas de rádio e televisão que tratam de temas atuais; escrever textos
simples e coesos sobre temas correntes ou de interesse pessoal e escrever cartas pessoais que
drescrevem experiências e impressões.

d) B2: Nível pré-avançado: O aluno adquire a habilidade de entender os argumentos e
opiniões em um debate entre várias pessoas sobre um tema que conhece e em artigos jornalísticos,
revistas, etc. e em textos literários em prosa. Ele pode também entender o que se expõe em uma
conferência se o tema é conhecido pelo aluno e se está bem estruturado. O aluno adquire a
capacidade de entender os noticiários de rádio e televisão, de documentários e uma grande parte dos
filmes em espanhol padrão (linguaje padrão). Também pode acompanhar qualquer conversa ao
telefone e expressar seus sentimentos.

e) C1: Nível avançado: Neste nível o aluno pode compreender textos literários complexos e
ser capaz de perceber as caraterísticas de seu estilo. Expressa-se sem dificuldade em uma
conversação. Ele pode falar dos seus desejos, formular hipóteses e dar ordens.

f) C2: Aperfeiçoamento: O aluno pode ler qualquer livro de literatura clássica e
contemporânea de diferentes gêneros e é capaz, também, de resumir qualquer texto. Não há
problema nenhum na expressão oral, na compreensão e na escuta. Ele pode também entender o que
se expõe em uma conferência se o tema não é conhecido por ele.

O Quadro Europeu Comum de Referência – supramencionado – fornece uma base comum para a
elaboração de programas de língua, orientações curriculares, exames e manuais em toda a Europa.
Descreve de forma integradora o que os estudantes precisam realizar ao utilizar a língua para se
comunicarem, os conhecimentos e destrezas que devem desenvolver para poder atuar de maneira
eficiente, assim como o contexto cultural no qual a língua se insere.
Além dos seis níveis existem mais dois cursos específicos: um deles é preparatório para a ‘prova de
proficiência’ chamada D.E.L.E. (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) aplicada pelo
Instituto Cervantes e o outro curso é direcionado aos ‘negócios’.
Vejamos os dois cursos específicos:

 Curso Superior de espanhol:
D1: ‘Puesta a Punto’
D2: ‘Punto Final’
 Curso de Espanhol para Negócios:
E1: ‘Hablando de negocios’

3) Material didático:

Cada livro do ECO possui um CD do aluno e já vem com o Caderno de Atividades ao final. Além
do livro, o aluno adquirirá o nosso Caderno Complementar. Esse será entregue através de e-mail
conforme as competências linguísticas apresentadas em cada unidade do livro. O Caderno
Complementar contém exercícios extras e redações. O objetivo desse material extra é incentivar o
aluno a aumentar suas horas de estudo da língua espanhola em casa ou em seu tempo livre.

Apresentação do material didático:

MATERIAL CONTEÚDO
Livro ECO Livro do Aluno + 1 CD do Aluno + Caderno de Atividade
Caderno Complementar Exercícios Extras

4) Programa linguístico do Curso:

O curso oferece elementos para que o participante saiba:
 Ler em espanhol;
 Conhecer os principais tópicos gramaticais do idioma e reconhecer suas diferenças com o
português;
 Conhecer as variantes do espanhol da Espanha e dos países americanos;
 Ter acesso à cultura dos 20 países que falam espanhol oficial mais os Estados Unidos,
através de filmes, internet, etc.;
 Ler e entender um texto jornalístico da imprensa hispano-americana através de portal
hispânico dos jornais mais emblemáticos;

 Conhecer os maiores ícones culturais do espanhol como as touradas, Che Guevara e a
Revolução Cubana, O Tango na Argentina, as belezas de Machu Pichu e o México, entre
outros;
 Desenvolver capacidade de realizar exercícios e simulados no modelo do Certificado
Internacional e realizar a prova de proficiência D.E.L.E.

Obs.: Segue-se a programação do curso conforme o livro mencionado acima (ECO).

5) Carga horária: 37h ou 6 meses por cada módulo.

6) Frequência: A frequência é monitorada por uma “Lista de Presença” que o aluno assinará toda vez
que entrar nas aulas. Na Lista terá as informações do curso, como número de turma, nível, dias da
semana, duração, material (nome), nomes dos alunos e do professor e também suas assinaturas,
cancelamentos, etc.

7) Avaliação: Em algumas aulas haverá exercícios de avaliação. Também o aluno fará a cada duas
unidades uma prova para avaliar as quatro competências linguísticas: conversação, leitura, escuta e
escrita.

8) Pré-requisitos: O curso está direcionado a quaisquer pessoas com interesse em aprender o idioma
espanhol:

 Jovens e adultos, profissionais ou em fase de profissionalização.
 Técnicos, comunidades e cooperativas comerciais.
 Todos que vejam no acesso ao espanhol uma capacitação para o mercado de trabalho e/ou
para uma melhor qualidade de vida.
 Público em geral.

9) Certificação: Ao terminar o curso, o aluno poderá solicitar a certificação no Instituto Cervantes
onde fará as devidas avaliações linguísticas para obter o diploma de espanhol como língua
estrangeira (D.E.L.E).

10) Aspecto pedagógico: O curso fornecerá um Plano de Desenvolvimento para 37h e um Relatório
Bimestral de Desempenho Pessoal no idioma.

11) Observações complementares:

 Valor mensal: R$75,00 reais por mês. Esse valor seria simbólico, pois é destinado aos
alunos participantes do CCEV.

 Material: ECO 1. O material pode ser distribuído no formato PDF na plataforma Google

Drive para os alunos devidamente inscritos no curso.

 Cancelamento de Aulas “boost”: Admitir-se-á o cancelamento de, no máximo, 20% (vinte
por cento) das aulas mensais. Todo e qualquer cancelamento de aula deve ser comunicado
diretamente ao Professor, em até 05h (cinco) horas úteis antes da aula, respeitando-se o
horário comercial (das 8h às 18h). Caso não haja o cancelamento da aula, mesmo o aluno
não comparecendo, será considerada aula dada.

 Reposição de Aulas Canceladas: serão repostas em data e horário a ser combinado entre
grupo e Professor. O prazo para a reposição deste cancelamento será de 30 (trinta) dias a
partir da data do cancelamento da aula. Aulas canceladas e remarcadas não poderão ser
canceladas novamente.

 Cancelamento do Curso: Admitir-se-á o cancelamento do curso com a comunicação, por
escrito, com antecedência de 30 dias da efetiva data da paralisação/cancelamento do curso.

 O horário e dias das aulas serão determinados de acordo com a necessidade do(s) aluno(s),
a disponibilidade do professor e a disponibilidade do CCEV.

 Local das aulas: CCEV.

 Mudança de Horário: qualquer alteração deverá ser comunicada ao professor, cabendo-lhe
o compromisso de fazer a alteração no prazo máximo de 02 (duas) semanas, conforme sua
disponibilidade de horário tendo em vista o compromisso profissional com outros
estabelecimentos de ensino.

Additional information

Escolha a Turma

08h00 às 09h30, 9h30 às 11h00, 11h00 às 12h30

CONFIGURAÇÃO DE COOKIES: